Benchmarking significa “ponto de referência” e é uma das etapas mais importantes de qualquer planejamento de marketing.
É um processo de pesquisas que permite aos gestores analisarem posicionamentos, estratégias e processos de outras empresas para utilizarem de referência na tomada de decisão.
Mas não existe só um tipo de benchmarking, você sabia?
Em resumo, trouxemos 5 tipos de benchmarking. Veja abaixo:
Bench colaborativo – Neste caso é quando uma ou mais empresas parceiras se juntam e compartilham seus processos, com o objetivo de ajudarem umas as outras.
Bench competitivo – Analisa os seus concorrentes diretos e indiretos. Isso te mostra uma de forma clara como você se posiciona no mercado e quais são suas forças e fraquezas perante a concorrência.
Bench funcional – Analisa um processo específico em várias empresas, para entender como cada empresa lida com este problema. Não é necessário que estas empresas sejam da sua área de atuação.
Bench genérico – Analisa os processos e os resultados da empresa, independente se ela concorre ou não com você. Normalmente são analisados negócios com público, modelo de negócio ou produto parecido com o seu.
Bench interno – Analisa os processos internos da sua empresa e compara com os outros, tentando entender quais são as causas de eficiência ou falta de eficiência em cada um dos setores.
Você gostou desse conteúdo?
Conte nos comentários o que achou